terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Você é capaz de controlar o seu Ciúmes?

Acompanho seu blog, talvez você possa me ajudar.Namoro a 6 anos, mas sou muito ciumenta, desconfiada, procuro "coisa" onde não tem, gostaria você me ajudasse a melhorar, a deixar de ser assim.

Oi minha querida!!
Seria tão bom se tivéssemos uma varinha de condão e essa resolvesse e tirasse todas as nossas limitações né!

Ciúmes, desconfianças, apegos, são assuntos que levaríamos mais tempo pra buscar soluções que uma breve conversa... mas espero poder lhe dar um norte. Um passo muito importante já foi dado, aceitar e ver que isso não lhe faz bem.

A origem etimológica da palavra ciúme vem do latim zelumen e do grego zelos, por isso, muitas vezes ele é encarado como uma prova de amor, de cuidado com o outro. 

É um sentimento ligado ao amor, mas que traz dor e angústia, é o medo de perder, um receio que o ser amado se dedique a outro.

Daí acontecem as substituições trazendo sofrimento tanto pra quem sente, quanto por quem passa. As vezes nos dedicamos tanto ao relacionamento, que confundimos dedicação com posse, cuidado com zelo excessivo, e temos certeza que todo este tempo de dedicação a esse relacionamento que essa pessoa nos pertence.

E queria que observasse que essa cobrança, esse medo da perda, esta relacionado não somente a falta de confiança no outro, mas em si mesma, e em exagero pode-se tornar-se patológico. Então acredito que o primeiro passo seria trabalhar sua auto-estima e a valorização da auto-imagem. Para que esse sentimento de apego excessivo diminua. Pois pra ser bom é necessário que você seja apresentada novamente a sua individualidade, e que você consiga se dedicar aos vários 'amores' de sua vida, sua profissão, sua escola, sua família, seus hobbys, suas crenças e seu relacionamento seja um complemento saudável.

A individualidade é essencial. Esse é o primeiro passo.

Sempre que precisar estarei a sua espera!!
Cleidi

Nenhum comentário:

Postar um comentário